Home CIDADES SILVA JARDIM FRANCESES ENTREVISTAM SECRETÁRIO DE TURISMO DE SILVA JARDIM SOBRE O SEU TRABALHO EM FOLIAS DE REIS

FRANCESES ENTREVISTAM SECRETÁRIO DE TURISMO DE SILVA JARDIM SOBRE O SEU TRABALHO EM FOLIAS DE REIS

5 min read
0
0
98

Folia de Reis em Silva Jardim

O trabalho de palhaço de Folia de Reis desenvolvido pelo produtor cultural Ronalt Aguiar Santiago (Secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Silva Jardim – Semtic) foi motivo de uma entrevista cinematográfica realizada pela antropóloga francesa Cristine Douxami e o cineasta Philipe Degaille. A gravação feita hoje (02/01) no gabinete da Semtic fará parte de um programa sociocultural que Cristine e Philipe desenvolvem na Europa. O casal ficou interessado no assunto depois que viu o desempenho de Ronalt Santiago na apresentação que ele fez no grupo cultural “Céu na Terra”, na cantoria de folia de reis no último dia 01/01, no Distrito de Aldeia Velha.

O casal quis saber como Ronalt começou a participar de Folia de Reis, quais os tipos de grupos existentes na região, a maneira de composição e escolha dos versos (poemas). E como ele se inspira para desenvolver o personagem na participação nos grupos, assim como o simbolismo do palhaço nos mesmos.

Também questionou sobre as origens antropológicas, culturais e religiosas das folias de reis no Brasil e na Região. Ronalt falou, ainda, sobre a sua atuação à frente da secretaria de Turismo com o incentivo à Cultura em geral; e da sua formação universitária em Produção Cultural, pela UFF, tendo apresentado Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre o tema “Folia de Reis”.

Cristine Douxami é mestre de Conferências em Artes Cênicas do “Institut des Mondes Africains” da Universidade de França-Comté, enquanto Philipe como cineasta produz documentários, além de vídeos. Os franceses estão no Brasil desde o último dia 24/12 onde participaram dos festejos de fim de ano. Eles são da cidade de Besançon e retornam à França no próximo dia 11/01, mas pretendem visitar, ainda, o Festival de Folias de Reis que acontece no município de Duas Barras.

Evaldo Péclat Nascimento

 

 

ANUNCIE AQUI!!!

(21)9 9540-1967 

Você vai gostar de
Com areia branca e águas frias, o "Caribe Brasileiro", a Região dos Lagos, é ideal
Há muito sabemos que o turismo é, sem dúvida, a maior e mais sustentável fonte
Com chuva, rio sobe e famílias ficam isoladas em Aldeia Velha, Silva Jardim Rio subiu
GERENTE DE CONTAS – R$ 3.000,00 – TURISMO Empresa na Area de Serviços contrata: Cargo
A entrada para as sessões é gratuita (Foto: Milene Milan/Divulgação) Caravana

Load More Related Articles
Load More By Administrador
Load More In SILVA JARDIM
Comentários estão fechados.

Verifique Também

GERAL ENTROU NO OVO EM RIO BONITO- CAMINHÃO DE OVOS TOMBA NA BR 101

Moradores saqueiam carga de ovos após caminhão tombar na BR-101, em Rio Bonito, no RJ Trec…