Home CIDADES RIO BONITO RIO BONITO INAUGURA BUSTO EM HOMENAGEM A LEIR MORAES

RIO BONITO INAUGURA BUSTO EM HOMENAGEM A LEIR MORAES

5 min read
0
0
105

Amigos e admiradores da obra de Leir Moraes vão inaugurar no próximo dia 7 de maio (aniversário da cidade) um busto em homenagem ao poeta, escritor, jornalista e acadêmico morto em junho de 2015, quando completaria 80 anos. O monumento ficará na Praça Fonseca Portela, próximo ao coreto e de frente para a Rua XV de Novembro, a principal da cidade.

“Decidimos colocar ali o busto do poeta porque ele ficará de frente para um imóvel onde funcionava um bar que foi palco dos principais romances de Leir, que foi a Gruta Tupi. Sua trilogia com Bola de Gude, Corriola e Pé de Moleque tinha passagens ambientadas em um bar que era nitidamente a Gruta que Leir frequentou na sua juventude. É essa a justificativa para o local onde o busto será colocado”, explica o professor e historiador, Carlos Alberto Machado um dos 16 admiradores de sua obra que se cotizaram para a confecção do busto feito pela escultora Jô Grassini.

A inauguração acontecerá às 8h30m do domingo, feriado municipal, antes do início do desfile das escolas públicas e particulares que tradicionalmente abrem os festejos pelo aniversário da cidade. “Faremos uma solenidade simples, reunindo parentes e os amigos que Leir cultivou ao longo da sua vida, que foram inúmeros”, afirma o ator e agitador cultural Zeca Novais, que teve em Leir um dos principais incentivadores de sua carreira.

Presidente da Academia Fluminense de Letras, que completa em 2017 o seu centenário de fundação, o médico e escritor Waldenir Bragança estará presente na inauguração do busto e levará um grupo de acadêmicos para o evento. “A ilustre Acadêmica da Classe de Letras Carminha Cordeiro falará em nome dos amigos do saudoso Acadêmico Leir Moraes e desta Academia. Ela o sucedeu na cadeira nº 9, que tem como Patrono outro rio-bonitense, o poeta B. Lopes. Leir era um excelente poeta, escritor renomado, jornalista e advogado dotado de inteligência privilegiada, elevado espírito público e capacidade administrativa, um dos mais importantes colaboradores da nossa gestão como prefeito de Niterói. Ético, íntegro e com uma rara visão política, foi meu Secretário de Administração por seis anos. Talvez o melhor da história de nossa cidade”., afirma.

A Prefeitura de Rio Bonito colaborou para a realização do projeto, cedendo funcionários e material para a sua instalação. Também o legislativo municipal, através do ex-vereador Aissar Elias de Moraes, sobrinho do homenageado, aprovou indicação legislativa que garantiu o local para a instalação do monumento.
O busto contou com a colaboração dos seguintes amigos: Aécio Moura, Aissar Elias de Moraes, Ana Maria Souza, Carlos Alberto Machado, Carminha Cordeiro, Daniel de Souza Moraes, Gibran Elias Mansur, José Rodrigues Peixoto Filho, Luís Gustavo Siqueira Martins, Marcus Fernando de Souza Moraes, Maríssimo Pacheco Martins, Ricardo Hoffman, Sebastião Willian Cardoso, Vinícius Martins, Virgínia Borges e Zeca Novais.

Vinícius Martins

Assessoria de Imprensa

Tel: 21-988221205

No twitter: @vjsmartins

No Facebook: Vinicius Martins

Load More Related Articles
Load More By Administrador
Load More In RIO BONITO
Comentários estão fechados.

Verifique Também

APOSENTADOS E PENSIONISTAS: JUSTIÇA DETERMINOU ONTEM O ARRESTO NAS CONTAS RIO-BONITENSES

O Ministério Público Estadual DECIDIU ONTEM (24/07/2017) o ARRESTO das Contas Municipais O…